Castas: Rabigato e Viosinho,
Dois anos após ter estado armazenado, em madeira e em inox, a afinar as qualidades, o “Pessegueiro Vinha da Afurada Reserva Branco 2019”, com casta Rabigato e Viosinho, chega, agora, à mesa dos portugueses.
Dizem que o “tempo vale ouro” e, no caso deste vinho, a premissa não podia estar mais correta. Uma sugestão “completa, salivante e com uma acidez equilibrada” — é assim o novo vinho, que promete conquistar o paladar de todos os enófilos.
Segundo a equipa de enologia liderada por João Nicolau de Almeida, enólogo da Quinta do Pessegueiro, a colheita do ano de 2019 proporcionou mostos de grande qualidade, com uma acidez ótima, originando mostos com potencial elevado de envelhecimento”.
A Quinta do Pessegueiro optou por dar tempo ao vinho e, assim, deixá-lo afinar as suas qualidades. Depois da vinificação numa cuba de inox, passou por um estágio de 16 meses em madeira, sempre em contacto com borras finas, efetuando o processo bâtonnage, e 16 meses em inox. No total, foram 32 meses de estágio, até chegar a hora do Pessegueiro Vinha da Afurada Reserva Branco 2019 ser, finalmente, engarrafado.
Vinho de cor palha, aromas de pera rocha e algumas notas florais. Na boca revela-se um vinho completo, salivante e com uma acidez super vibrante. Um branco de altitude e muito gastronómico.