A Quinta dos Bons Ares está situada no Douro Superior, no concelho de Vila Nova de Foz Côa. Trata-se de um lugar muito específico devido aos solos graníticos e à sua altitude (600 m), queconferem às uvas estrutura, acidez e um potencial aromático pouco usuais nesta região. Este vinho da Casa Ramos Pinto é um bom exemplo de tradição inovadora. Um clássico moderno.
Uma outra particularidade é o facto do Bons Ares Branco ser um blend entre o novo e o velho mundo, entre as castas tradicionais, como Viosinho e Rabigato, e a internacional Sauvignon Blanc. Este vinho da Casa Ramos Pinto é um bom exemplo de tradição inovadora.
A data de vindima de cada parcela é decidida depois de sucessivas provas de uva no campo. Após a decisao tomada, as uvas são vindimadas manualmente e transportadas para o centro de vinificação, separadas segundo a casta e a parcela. Segue-se uma maceração de cacho inteiro a frio por um periodo de, aproximadamente, 24 horas. As uvas frescas são prensadas suavemente, sem desengaçar e esmagar, e o mosto é transferido para as cubas subterrâneas, onde é feita a decantação. Segue-se o acerto da turbidez do mosto e dá-se início à fermentação.
Cerca de 90% do vinho fermenta e estagia em cubas de inox e os restantes 10% em cascos de carvalho francês e austríaco de diferentes capacidades durante um período de 8 meses.
Engarrafamento: Junho de 2024.
Um vinho poderoso e cativante, com notas florais e aromas cítricos frescos. Apresenta pureza e frescura mineral bem como uma textura cheia, fina e elegante.
Castas: 40% Sauvignon Blanc, 30% Rabigato e 30% Viosinho
Garrafeira Select Moment - A sua garrafeira em Espinho